segunda-feira, 3 de março de 2014

MUITAS CHAPEUZINHOS: MERGULHANDO NO UNIVERSO DOS CONTOS DE FADAS


1-    JUSTIFICATIVA:
                Desde a Idade Média, os contos de fadas são contados e recontados seja de forma oral ou escrita, fato que permite com que seus significados e seus valores sejam revistos constantemente. Dessa forma, a proposta de trabalho com contos de fadas, mais precisamente com as variações de Chapeuzinho Vermelho, abrem espaço para debates, comparações, conhecimento da cultura em diferentes momentos históricos e, com tudo isso, ampliação do conhecimento de mundo por parte dos alunos que participarão do trabalho.
                Além disso, o projeto contará o registro dos textos criados pelos alunos na forma de um livro impresso, fator que gera motivação por parte dos alunos para a prática da escrita e reescrita.
                A escolha da história de Chapeuzinho Vermelho com o principal conto de fadas trabalhado se deve principalmente ao fato de que em nossa escola, existe, ainda que de forma um tanto esquecida um plano de trabalho que prevê a identidade como tema transversal em C10. Tal tema permite a exploração das questões que envolvem sexualidade, tão instigadoras na faixa etária desses alunos. Sabemos que esse conto permite uma interpretação que leva justamente a essa questão principalmente quando levamos em conta suas versões mais antigas, e, portanto, espera-se um grande interesse por parte dos alunos.
2-    OBJETIVOS:
·    Interpretar textos levando em conta o tempo, o espaço e a cultura em que o mesmo se insere;
·    Elaborar textos narrativos com estrutura, correção, coerência e coesão;
·     Adquirir a prática da correção e reescrita de textos com autonomia;
·    Despertar o interesse pela leitura e escrita juntamente com o reconhecimento de sua importância.
3-    PÚBLICO-ALVO:
Turmas de C10.
4-    PERÍODO DE EXECUÇÃO:
No decorrer do ano de 2013.
5-    DESENVOLVIMENTO/ METODOLOGIA:
No início do ano, as turmas de C10 irão interagir intensamente com uma diversidade de versões dos contos de Chapeuzinho Vermelho. As versões selecionadas serão:
· Versão dos camponeses;
· Versão de Perrault;
· Versão dos Irmãos Grimm;
· Versão atualizada a partir do conhecimento dos alunos;
· Versão cinematográfica “A garota do capuz vermelho”;
· Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
A partir dessas leituras serão analisados vários fatores como as características dos contos de fadas, os elementos simbólicos, o contexto de cada conto, entre outras discussões que poderão surgir no decorrer das aulas.
Ao final desse período os alunos produzirão individualmente sua própria versão da Chapeuzinho Vermelho e farão uma avaliação de interpretação acerca de uma das versões mencionadas acima.
No entanto, o projeto se estenderá no decorrer do ano através de reescritas, que deverão dar conta de melhorias dentro de aspectos trabalhados em sala de aula, entre os quais ortografia, pontuação, estrutura e enquadramento em um determinado modelo de texto. Além de seguir sugestões que serão dadas pela professora a cada conteúdo estudado como incluir descrição ao texto assim que estudado os adjetivos ou enriquecê-lo com advérbios assim que os mesmos tenham sido estudados.
Fica ainda a sugestão de um passeio à feira do livro com a finalidade de entrevistar escritores sobre o fazer literário já que os alunos poderão se identificar por estarem também trabalhando com a escrita.
No final do ano, a versão final dos textos será digitada por cada aluno e o conjunto da versão deverá ser compilado em um livro que poderá ser uma impressão comum encadernada ou, havendo recursos da escola, uma publicação viabilizada por uma editora.

6-    RECURSOS:
* Laboratório de informática para pesquisa e digitação dos textos;
* Transporte para o passeio à feira do livro;
* Impressão/ editoração do livro;
* Lápis, caderno, borracha e caneta;
*Sala de cinema e filme “A garota do capuz vermelho”.
7-    AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados durante todo o processo. Ao redigirem seus textos, os mesmos serão encaminhados a colegas de outras equipes que apontarão os problemas do texto, seja em nível de ortografia, de conteúdo, de estrutura, de organização das ideias ou outros aspectos. O texto será devolvido ao seu autor, que fará a correção e, então, a professora fará uma última revisão para que o mesmo seja publicado da melhor forma possível. Todas as versões do trabalho serão organizadas em uma pasta para que se possa acompanhar as dificuldades do aluno que precisam ser trabalhadas mais a fundo, as dificuldades gerais da turma e o desenvolvimento individual.

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