sábado, 2 de julho de 2011

AVALIAÇÃO: SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS

EMEF MARIO QUINTANA


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: ______________________________________ Turma: _______________

Data: __________________________ Prof(a): Michele M. Fernandes



Leia o texto abaixo com atenção e responda as questões que seguem:

Dona-de-casa

Carine Vargas



Sol.

Bom dia, dentes, filhos, uniforme,

merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,

carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola, tomate. Carro,

casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,

almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,

desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,

tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,

pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,

pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,

Nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,

futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa

rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.

Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,

cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,

beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,

banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,

renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,

cama, marido, sexo, sono, boa noite,

Lua.



1 – O texto “Dona-de-casa”, assim como o texto “Circuito fechado” estudado em nossas aulas, é composto, em sua maioria, por que tipo de palavras? (Marque um X na resposta correta)

( ) Adjetivos        ( ) Substantivos



2 – O texto está falando sobre o dia-a-dia de que pessoa?

__________________________________________________________________



3 – Além da personagem citada na questão acima, que outros personagens podemos verificar no texto?

__________________________________________________________________



4 – Reelabore o trecho da frase apresentada no texto, porém de forma completa. Faça como no exemplo abaixo:



a) filhos, uniforme, merenda, café, carro, escola – Ajudou seus filhos a vestirem o uniforme, arrumou suas merendas, tomou café e levou as crianças de carro até a escola.



b) Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite – __________________________________________________________________

__________________________________________________________________



c) banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola - __________________________________________________________________

__________________________________________________________________



5 – Por que você acha que o texto começa com a palavra sol e termina com a palavra lua?

__________________________________________________________________



6 – Com a leitura do texto, como podemos entender que é a vida de uma dona de casa?

__________________________________________________________________



7- Imagine a dona de casa do texto e descreva-a com suas palavras. Você deverá utilizar em sua descrição, pelo menos, três adjetivos.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________



8 – Identifique no texto a que palavra o adjetivo abaixo se refere:

a) rápida – ________________

b) reunida – __________________

c) fechadas – _________________

d) boa - _________________



9 – Retire do texto duas palavras iniciadas com letra maiúscula por motivos diferentes e explique porque ela está escrita assim.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________



10 - No texto abaixo, algumas palavras estão grudadas a outras, quando deveriam estar separadas. Circule estas palavras no texto e reescreva-as no espaço abaixo corretamente.

NÃO ENTENDO PATAVINAS


Osportugueses, conta a história, tinham dificuldades ementender oque diziam osfrades franciscanos patavinos, isto é, originários de Pádua, em italiano Padova. Não entender patavina significa não entender nada.



__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

5 comentários:

  1. amei suas atividades, valeu por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Michele,usei sua avaliação com a minha turma do sexto ano e gostei muito do resultado.Obrigada por compartilhar a atividade.

    Eliane Dutra

    ResponderExcluir
  3. A palavra "sexo" no final do texto não cabe num exercício para o 6º ano. As atividades são ótimas, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. AMEI SEU BLOG! BOM DE MAIS
    QUANTO A PALAVRA "SEXO" TROQUEI ELA POR "ORAÇÃO"

    ResponderExcluir