sábado, 12 de março de 2011

CORRIGINDO PROBLEMAS DE SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS EM ALUNO DE SÉRIES FINAIS (ENSINO FUNDAMENTAL)

Objetivos: Levar o aluno a compreender os mecanismos de segmentação das palavras na língua portuguesa.

Justificativa: De forma geral, a segmentação de palavras é superada ainda nas séries iniciais por fazer parte do processo de alfabetização. No entanto, não é incomum que alunos cheguem às séries finais do ensino fundamental ou ao 3º ciclo apresentando problemas desse nível. A proposta que segue parte de textos adequados a esta faixa etária e pretende levar o aluno a refletir sobre o que é palavra e como escrever de maneira clara, permitindo-lhe reelaborar suas hipóteses de segmentação das palavras. No entanto, cada aluno terá seu tempo para chegar a essa compreensão, de forma que não significa que ao final do exercício todos estarão efetivamente fazendo a segmentação de acordo com as regras da língua portuguesa. Como se trata de um processo, atividades semelhantes devem continuar sendo oferecidas com frequência para confirmar as hipóteses dos alunos.
Estratégias:

1º passo: Distribuir o texto abaixo para a turma:

                                Qual a maior palavra da língua portuguesa?

                                                                          por Marina Motomura

Segura aí: é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Abaixo, você vai ver que o significado desse palavrão de 46 letras é simples. O vocábulo ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss e fez outras palavras enormes comerem poeira. Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalissimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. O Houaiss é o campeão de palavras na língua portuguesa, com 228 500 verbetes. Ele não traz, por exemplo, palavras da química que têm dezenas de sílabas, usadas para definir compostos. Uma delas é tetrabromometacresolsulfonoftaleína, que tem 35 letras e indica um corante usado em reações. "Palavras como essa são muito específicas e só aparecem em glossários de terminologia química", diz o filólogo Mauro Villar, do Instituto Antônio Houaiss.

Olha o palavrão

Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras

Pnmeumoultramicroscópico

Pneumo - Pulmão

Ultra - Fora de

Microscópico - Muito pequeno

Silicovulcanoconiótico

Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico

Vulcano - Vindo de um vulcão

Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar

Tudo isso junto... Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!

Disponível em: http://portaldalusofonia.blogspot.com/2005/09/curiosidades-da-lngua-portuguesa.html

Os alunos deverão fazer a leitura em silêncio do texto abaixo e, em seguida, deverão ler em voz alta.

2º passo: Conversa com a turma sobre o texto em que o professor deverá valorizar a participação da turma.
Algumas questões que podem ser trabalhadas a partir do texto:

a) Escreva abaixo as longas palavras citadas no texto.

b) Você acha que elas são fáceis de ler e escrever? Explique.

c) Nossa língua é formada mais por palavras curtas ou longas como as citadas no texto?

d) Retire do texto 3 palavras formadas por uma única letra.

e) Retire do texto 3 palavras formadas por uma sílaba só e que não tenham sido utilizadas na questão anterior.

3º passo: Agora é o momento de testar o conhecimento adquirido pela conversa, assim trabalhe o texto abaixo e corrija-o, buscando tecer comentário junto aos alunos.

Texto 1:

                    CONTO DO VIGÁRIO

DuasigrejasemOuroPretoreceberamumpresenteumaimagemdesanta. Paraverificarqualdaparóquiasficariacomopresente, osvigáriosresolveramdeixarporcontadamãodivina, oumelhor, daspatasdeumburro. Exatamentenomeiodocaminhoentreasduasigrejas, colocaramotalburro, paraondeelesedirigisse, teríamosaigreja
felizarda. Assimfofeito, eovigáriovencedorsaiusatisfeitocomaimagemdesuasanta. Masficou-sesabendomaistardequeoburrohaviasidotreinado
paraseguirocaminhodaigrejavencedora.
Assim, contodovigáriopassouàlinguagempopularcomofalcatrua, sacanagem.

O texto acima está escrito sem nenhum tipo de separação, os alunos deverão reescrevê-los, buscando identificar onde se deve fazer a segmentação. Sugere-se que a correção seja feita com alunos voluntários escrevendo no quadro negro para que toda turma tenha acesso à escrita correta.
Pergunte aos alunos se houve dificuldade em compreender o texto.

4º passo: O texto 2 deve ser trabalhado da mesma forma que o primeiro, porém buscando novas reflexões ao ser corrigido.

Texto 2:

                                   CHEGAR DE MÃOS ABANANDO

Osimigrantes, noséculo passado, deveriam trazeras ferramentas parao trabalho naterra. Aquelesque chegassem semelas, ouseja, de mãos abanando, davamum indicativo deque não vinham dispostosao trabalho árduo daterra virgem. Portanto, chegar demãos abanando énão carregar nada.
Elechegou demãos abanando aoaniversário. Significaque não trouxe presenteao pobre aniversariante, que terá dese satisfazer apenas coma presença doamigo.

Chame a atenção para o fato de que muitas das palavras coladas em outras neste exercício são átonas. Explique o que são palavras átonas e porque elas, muitas vezes, não parecem ser uma palavra separada das demais.

5º passo: Dite aos alunos o trecho abaixo, advertindo-os de que eles deverão escrever em uma folha à parte para entregar.

                              CALCANHAR DE AQUILES

A mãe de Aquiles, Tétis, com o objetivo de tornar seu filho invulnerável, mergulhou-o num lago mágico,
segurando o filho pelos calcanhares. Páris feriu Aquiles na Guerra de Tróia justamente onde? Isso mesmo,
no calcanhar. Portanto, o ponto fraco ou vulnerável de um indivíduo, por metáfora, é o calcanhar de Aquiles.

A professora deverá ler os textos entregues e, caso permaneçam problemas de segmentação de palavras, será necessário conversar individualmente com o aluno de forma a comparar seus erros com os problemas presentes nos exercícios propostos.

Recursos: Material impresso contendo os textos (exceto o último), papel, caneta, quadro e giz.

Avaliação: Será durante todo o processo, conforme as respostas dadas pelos alunos. Em alguns casos, os alunos não apresentarão os retornos esperados imediatamente, sendo necessário continuar acompanhando e alertando o aluno sempre que aparecerem problemas relacionados à segmentação de palavras (vide justificativa).

6 comentários:

  1. Amei suas atividades, muito interessante e serão muito úteis para nossos colegas de trabalhado. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, me ajudou muito, obrigada

    ResponderExcluir
  3. não entendo como escrevemos certo e na hora de salvar os registros as palavras aparecem com muitos erros de ortografia,,, estranho neh!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal!!! Parabéns e continue compartilhando conosco!! até mais!

    ResponderExcluir
  5. Amei as sugestões e todo o resto. Acredito que o meu trabalho terá mais eficácia seguindo-as. Parabéns!

    ResponderExcluir